Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; HTML_Sanitizer has a deprecated constructor in /home/blogevidencias/public_html/include/sanitizer.class.php on line 43
Resumo ASCO 2018: Evidências – Kantar Health discute os principais estudos em oncologia

Resumo ASCO 2018: Evidências – Kantar Health discute os principais estudos em oncologia

Resumo ASCO 2018: Evidências – Kantar Health discute os principais estudos em oncologia

Otávio Clark, CEO da Evidências – Kantar Health e Dr. Tobias Engel, médico oncologista do CIOP e analista da Evidências – Kantar Health, compareceram no congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) que reuniu mais de 40 mil profissionais em Chicago (EUA) nos dias 1 a 5 de junho. 

O congresso é considerado o mais importante em oncologia do mundo. E diretamente de lá, Clark e Engel apontaram breves resumos sobre os principais estudos que tendem a ser grandes avanços no tratamento do câncer.

O Keynote 42, apresentado pelo brasileiro Gilberto Lopes, avaliou a efetividade do pembrolizumabe em primeira linha para o câncer de pulmão. “Esse estudo reforça a importância crescente da imunoterapia no tratamento de pacientes com câncer” Confira:

O estudo Carmena foi considerado como uma das novas tendências de condução do câncer renal metastático. “Com o advento de tratamentos medicamentosos mais eficazes, incluindo uma porcentagem em torno de 10% de resposta tumoral completa, a necessidade de realizar a cirurgia de retirada do rim chamada de nefrectomia (considerada padrão até recentemente) pode ficar restrita para alguns selecionados”. Assista:

Outro estudo importante estudo foi o Tailor X, que mostrou uma opção de tratamento com menor toxidade em pacientes com câncer de mama precoce. Veja no vídeo apresentado por Engel: “Esse estudo nos ajuda a selecionar melhor os casos controversos com indicação de quimioterapia complementar (adjuvante). Pacientes com menores de risco de recidiva e com um perfil genético favorável podem receber apenas hormonioterapia e não mais o tradicional tratamento de quimioterapia combinada a hormonioterapia.”

O Celestial testou Cabozantinibe, um inibidor de multiquinase, no carcinoma hepatocelular avançado e mostrou ganho de sobrevida global e livre de progressão da doença em pacientes com resposta inadequada a pelo menos um tratamento sistêmico prévio (incluindo sorafenibe). “Sabemos que o carcinoma hepatocelular é o sexto tumor mais comum de todas as neoplasias e, a segunda causa mais comum de morte relacionada ao câncer no mundo. Os pacientes que apresentam falha a terapia medicamentosa inicial, normalmente ficam com opções terapêuticas restritas. Esse estudo incluiu o Cabozantinibe como opção válida para esses casos”

 Acompanhe:

Estudo Evidências – Kantar Health

Um estudo da Evidências – Kantar Health também foi enviado à conferência e apresentado no site oficial da ASCO. O Efficacy of adjuvant vascular endothelial growth factor receptor (VEGFR) tyrosine kinase inhibitors (VEGFRi) in renal-cell carcinoma (RCC): Systematic review and meta-analysis. Trata-se de uma revisão sistemática e meta-análise de todos os ensaios clínicos randomizados que comparou a eficácia do crescimento endotelial vascular adjuvante em carcinoma de células renais localmente avançado e não metastático.

O artigo é autoria de Tobias Engel, Luciano Paladini, Otávio Clark, Luciana Clark, Bruna Pegoretti Rosa, equipe da Evidências – Kantar Health.

Além dele, outro estudo muito semelhante feito nos Estados Unidos foi apresentado via online pela ASCO, com resultados que corroboram com o estudo brasileiro.

Veja neste link, o estudo da Evidências – Kantar Health.

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também