Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; HTML_Sanitizer has a deprecated constructor in /home/blogevidencias/public_html/include/sanitizer.class.php on line 43
ARTIGO: Os benefícios do futebol

ARTIGO: Os benefícios do futebol

ARTIGO: Os benefícios do futebol

Por Ricardo Fortes

Em tempos de Copa do Mundo, a magia e a paixão pelo futebol é notória e contagiante. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência aponta que o futebol ainda é o esporte mais praticado na infância de uma forma geral (47%) e permanece sendo uma das principais atividades dos pais homens (60%). Em um mundo cada vez mais virtual, estes números refletem a força cultural que o futebol possui e a capacidade em promover a interação das pessoas de diversas formas, seja numa simples partida com os amigos, recreações, competições escolares ou em âmbito profissional.

Desta maneira, jogar bola permanece como estímulo à prática de atividade física, que possui diversos benefícios à saúde, tais como redução do risco de doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade, prevenção do diabetes e obesidade, auxílio no controle da pressão arterial e dos níveis sanguíneos de colesterol, fortalecimento do sistema músculo-esquelético e melhoria do bem-estar psíquico. Assim, a adoção de ações que reforcem o interesse pelo esporte e políticas que estimulem hábitos de vida saudáveis, certamente contribuirão para uma prática regular de atividade física, combatendo o sedentarismo e as doenças a ele relacionadas.

Ainda segundo a pesquisa, mais da metade dos pais (59%) acredita que os principais valores que o esporte proporciona aos seus filhos são a formação da personalidade (22%), sociabilidade (19%) e disciplina (18%). Estes dados refletem um benefício coletivo proporcionado pelo esporte, contribuindo positivamente na construção do caráter das crianças e adolescentes, bem como para o equilíbrio social.

Outro ponto interessante que a pesquisa demonstra é que os pais que praticam esportes incentivam mais os seus filhos. 72% dos entrevistados, entre os que praticam alguma modalidade, disseram incentivar seus filhos no esporte, contra 50% dos que não mantém este hábito. Isso tem de a promover um sinergismo, pois ao praticarem futebol, os pais estimulam os filhos, por meio do exemplo, e ao mesmo tempo, a adesão dos filhos ao esporte funciona como um incentivo para os pais continuarem a praticar atividade física.

Apesar de grande parcela dos pais entrevistados conhecerem os benefícios da prática esportiva no desenvolvimento dos filhos, uma parte importante disse concordar parcial ou totalmente que tem receio dos filhos se machucarem (26%). Além disso, 20% concordam total ou parcialmente que evitam que os filhos pratiquem atividades ao livre por receio da exposição ao sol. Entretanto, é nítido que os benefícios para a saúde superam e muito a possibilidade de ocorrer lesões ao praticar esportes, que rotineiramente não passam de escoriações. Por outro lado, a exposição ao sol não é maléfica, desde que sejam observadas as recomendações de utilização de protetores solares e exposição em horários apropriados.

Espera-se, desta forma, que a paixão pelo futebol se reflita não apenas em torcer, mas em participar do “jogo” através da prática do esporte. Com isso, o placar sempre será favorável à saúde e todos sairão vencedores.

 

Quem é Ricardo Fortes:

 

Dr. Ricardo Coutinho Fortes é médico com atuação nas áreas de Geriatria e Clínica Médica. Possui MBA em gestão hospitalar pelo Centro Universitário Uninter. É consultor e auditor em saúde suplementar, atuando por nove anos em gestão de operadoras de planos privados de assistência à saúde.

 Realizou diversos cursos na área de Medicina Baseada em Evidências (MBE), Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e Economia da Saúde, bem como na área de Neurologia e Neurociências e Oncologia. Atualmente, também trabalha em gestão hospitalar.

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também